segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Jejum




Encontro no Jejum a oportunidade de me aproximar de Deus e aumentar a minha intimidade com Ele.
Todas as vezes que jejuei e que jejuo é notória esta aproximação.
O Jejum é algo muio íntimo e forte.  Um propósito muito pessoal entre você e Deus.
O Jejum pode ser feito total ou parcial de algo que vai fazer com que você se abstenha, se desprenda de algo, ou seja, que se esvazie, se sacrifique de alguma maneira, matar as nossas “vontades”, desagradar a alma. Ele tem o propósito de renovar as nossas forças, a nossa fé em Deus, a nossa comunhão com Ele.
Quanto maior o sacrifício desprendido para um Jejum, mais agrdável ao Senhor!
Na Bíblia podemos encontrar diversas pessoas, homens e profetas de Deus que o faziam.
Jesus jejuou por 40 dias no deserto. Daniel jejuou 21 dias em favor de uma causa.
O Jejum  pode ser feito tanto na forma de agradecimento a Deus como em favor de uma causa, um próposito em específico.

Alguns tipos de Jejum

*       Alimentos
Café, leite, massas, carne, saladas, doces, sobremesas, legumes, pão e água. O Jejum de longo período sem alimentos não é recomendável para aqueles que tem restrições em relação a saúde ou tomam algum tipo de medicamento.

*       Entretenimento
Televisão, internet, algum tipo de leitura (exceto a bíblia), jornais, revistas, cinemas, shopping, músicas seculares.

*       Vaidade feminina
Fazer ou pintar as unhas, maquiagem, batom, acessórios (como brincos, colares, pulseiras, aneis).

*       Conjugal
Marido e mulher não se tocar nem ter nenhum tipo de relação (Isso obviamente se ambos corcordarem. Este Jejum só pode ser feito se houver acordo de ambas as partes)!
 “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois vos ajuntai outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” I Coríntios 7:5


Antes de se iniciar qualquer tipo de Jejum sempre peça a direção a Deus, para que você possa fazer o seu MELHOR. Pois todo e qualquer tipo de sacrifício que fazemos para Deus tem que ser perfeito, caso contrário, não será aceito, assim como está escrito na palavra. Quando os antigos profetas faziam sacrificios, nunca sacrificavam o que queriam, mas sempre o que Deus pedia. Todos os animais  sacrificados eram cordeiros perfeitos. Assim também deve ser o seu Jejum! Jamais faça algo que é cômodo para você, mas faça algo que vá de fato doer em você, que entristeça sua alma, mas alegre o coração de Deus.

"Segundo a sua vontade, oferecerá macho sem defeito, ou dos bois, ou dos cordeiros, ou das cabras." Levítico 22: 19

Quando tiver em santo Jejum sempre procure lembrar que você está em total intimidade com Deus. Portanto, jamais murmure por conta dos efeitos desagradáveis do Jejum, nem tampouco deve-se divulgar que se está em tal estado, pois assim sendo o Jejum perde todo o efeito, passa a ser um sacrífico imperfeito, não seja como um fariseu!

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão”.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
“Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:16-17

Alegre-se ao Jejuar! Deus ama quem dá alegria, a sua fé agrada a Deus! Estar em comunhão com Deus, cogitando das coisas que agradam a  Ele é imprecindivel para aquele que está em Jejum.

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Coríntios 9:7

Na Fé.


3 comentários:

  1. Olá Gisele tudo bem, gostei muito do seu blog, o conteudo é edificante, pode ter a certeza que já coloquei nos meus favoritos e estarei sempre por aki te visitando que Deus te continue te abençoando e com certeza ajudando de forma positiva!Bjus

    lourdes-araujo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aprendi muito aqui. Obrigada ,seguirei firme.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...