quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A arca de Noé


Já li sobre a história da Arca de Noé na bíblia, porém tive também a oportunidade de assistir ao filme. Neste observei alguns detalhes que não me recordo de ter visto na Bíblia, mas independente de qualquer coisa, a história em si me chamou muito atenção em relação à maneira de como Deus sempre fala conosco. E a escolha entre ouvi-lo ou não faz toda a diferença.
Noé era um homem justo e achou graça perante o Senhor, mesmo quando Deus estava decepcionado com a humanidade e devido a isso Deus decidiu acabar com os seres viventes com exceção de Noé sua família. O plano de Deus era que Noé construísse uma Arca para que sua família e os animais fossem resguardados da Maldição que seriam 40 dias de dilúvio.
Quando Deus fala conosco, o que Ele nos pede e nos instrui a fazer, sempre vai contrário a tudo deste mundo e assim também foi com Noé que foi chamado de louco quando construiu a Arca.
Sábio, não ouviu a voz do povo, mas SIM a voz de DEUS o qual estabeleceu uma Aliança com Noé. E assim fez Noé consoante a tudo que o Deus lhe ordenara, inclusive a Arca. E você tem feito o que Deus lhe pede?
Creio que Noé e sua família foram salvos devido à sua fidelidade para com Deus. Noé não ouviu o povo, nem mesmo a sua família a qual não o apoiou. Sua mulher sempre ficava questionando, tentando colocar a dúvida no seu coração. Noé apenas ouviu e olhou para Deus. Ele foi um homem justo, ou seja, os justos sempre serão amparados!
Deus está no aguardo de que todos possam estabelecer Aliança com Ele. Mas, muitos preferem questionar seus planos, se intrometer e até mesmo dar palpites e sugestões nos planos Dele! Como pode a criatura questionar o Criador?
Deus apenas nos diz: Ah se o povo me escutasse!
Também me atentei a outro detalhe interessante: Naquele tempo não havia Bíblia! Isso mesmo! Noé apenas ouviu a Deus! 
Muitas vezes, sabemos o que devemos fazer e ficamos questionando, protelando, enrolando, murmurando... E ainda quando resolvemos fazer ainda há o “sorteio” na palavra para comprovar se é ou não! Como pode? Quantas vezes eu também já não fiz isso? Verdadeiramente não somos nada!
Na ocasião, o filme também mostrou seus filhos querendo se multiplicar a todo custo, enquanto estavam na Arca, sua mulher querendo se livrar das aranhas e o seu filho queria colocar um mastro, tipo vela na Arca. Noé apenas lhes disse:
- Meu filho, controle-se! Deus nos ordenou para que não façamos isso. Aos animais Deus lhe tirou o instinto para que não houvesse multiplicação, pois não haveria comida suficiente para todos!
O seu filho disse-lhe:
- Pai porque Deus também não nos controla?
Noé lhe respondeu:
 - Filho, os animais são irracionais, mas nós somos adultos e isso temos sabedoria para fazer por nós mesmos!
Sua esposa também lhe pediu que as aranhas fossem jogadas fora, mas Noé lhe respondeu:
- Quem é você para se intrometer nos planos de Deus? Se Deus não as julgasse necessárias, não teria pedido para salvá-las!
Noé também não deixou seu filho colocar a vela na Arca, pois Deus não ordenara fazer isso.
Percebo que os planos de Deus era que Noé ficasse totalmente na sua dependência! Mas, seu filho queria usar a força de sua inteligência e do seu braço!
Deus quer que nos tornemos dependentes Dele. Que possamos Nele, que a nossa vida esteja nas mãos Dele em 100%!
Que mesmo em meio a um dilúvio que saibamos confiar e que possamos deixar a nossa suposta inteligência e força do braço de lado, que paremos de subestimar ao nosso Grandioso Deus!
Noé foi muito esperto e inteligente!Posteriormente Noé foi muito próspero. O arco – íris que vemos nos céus de vez em quando, representa a Aliança que Deus fez com Noé. Que entre muitos homens e profetas que possamos também lembrar de Noé.
PS: Todos aqueles que zombaram de Noé e o chamaram de louco foram exterminados pela maldição do dilúvio!
E você vai ouvir a quem ?

 Espero poder colaborar de forma positiva para sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...