segunda-feira, 27 de junho de 2011

Versículos de Provérbios

Provérbios - cap. 12

Provérbios 12:1 Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido. Todos que amam verdadeiramente a Deus aceita sua repreensão, ou seja, aceita a correção e com humildade reconhece o erro. Porém os que não o fazem são rebeldes.
Provérbios 12:2 O homem de bem alcança o favor do SENHOR, mas ao homem de perversos desígnios, ele o condena. Como já diz um outro verso”todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, com sabedoria temos o aliado mais poderoso que há.
Provérbios 12:5 Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do perverso, engano. Jamais ouvir o perverso, ou aquele que sugere atalhos “caminhos fáceis”.O versículo abaixo, já diz.
Provérbios 12:6 As palavras dos perversos são emboscadas para derramar sangue, mas a boca dos retos livra homens.
Provérbios 12:7 Os perversos serão derribados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá. Aquele que a vida está alicerçada no Senhor Jesus permanecerá, assim como o sábio que edifica sua casa sobre a rocha. Já os perversos...
Provérbios 12:8 Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado.
Provérbios 12:11 O que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é falto de senso. O que se importa em adubar a sua terra para que a palavra de Deus dê muitos frutos terá uma vida de fartura e cheia de provisão....Porém, o que coloca Deus em segundo plano, será o contrário.
Provérbios 12:14 Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem ser-lhe-á retribuído.
Provérbios 12:15 O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos. O insensato costuma dar ouvidos ao tradicional “eu acho”, não se importa em praticar a verdade que vem de Deus, faz o que acha que é certo... Porém, o justo ouve a palavra de Deus.
Provérbios 12:16 A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta. O Insensato usa a raiva,a irritação, a mágoa, a ira como armas de defesa... O Justo ama o inimigo e evita contendas.
Provérbios 12:17 O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa, a fraude. A verdade vêm de Deus, assim como sua justiça.
Provérbios 12:18 Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina. Aquele que perde tempo usando sua boca para falar coisas vãs se envenena, mas o Sábio usa sua língua para proferir palavras que curam.
Provérbios 12:19 O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento. A verdade permanece sempre, que é a palavra de Deus.
Provérbios 12:20 Há fraude no coração dos que maquinam mal, mas alegria têm os que aconselham a paz.
Provérbios 12:21 Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os perversos, o mal os apanhará em cheio. Aquele que ama a Deus não há o que temer, pois sua vida está nas mãos do Senhor.
Provérbios 12:22 Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer. Sinceridade e fé são o que há de mais agradável ao Senhor. Ele não olha para o que somos, e sim para estes dois elementos.
Provérbios 12:25 A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra. Ansiedade literalmente não provém do Senhor. Que então, possamos nos deleitar no Senhor, pois esse sim nos alegra verdadeiramente!
Provérbios 12:26 O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar. Esse verso me faz lembrar dos verdadeiros amigos. Um bom amigo sempre o levará para o Melhor caminho.
 Provérbios 12:28 Na vereda da justiça, está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte. Por fim, aquele que está no caminho da Justiça( Deus) terá vida em abundância e não haverá a sombra da morte.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...